24 Filmes Sobre Vinhos

24 Filmes Sobre Vinhos

Confira nossa relação de 24 Filmes Sobre Vinhos para Inspirar Você a Cozinhar, e Se Divertir um Pouco Mais.

Além de cozinhar, eu amo cinema, e, especialmente, filmes sobre vinhos e de gastronomia. Adoro assistir histórias que se relacionem de alguma forma com a gastronomia.

E mais, além de aprender muitas técnicas, dicas e truques na cozinha, ainda servem de inspiração para cozinhar. Confira esta relação de filmes sobre vinhos na íntegra!

Este é o quadro Inspirando Perspectiva da Academia Gastronômica, onde você inspirações à sua paixão por gastronomia!

Como já disse antes, este é um dos meus programas preferidos de fim de semana: 1) Um bom filme; 2) Um bom vinho; 3) Um bom petisco; 4) Minha esposa; 5) O cobertor.

Poucas coisas superam os momentos que assistimos bons filmes juntos, e, em especial, os de gastronomia. Por isso, chamei ela para me ajudar com esta relação e escolhemos os nossos TOP 5 Filmes sobre Vinhos:

 

 

TOP 5 FILMES SOBRE VINHOS

  1. Entre umas e outras (2004)
  2. Blood Into Wine (2010)
  3. Corked (2009)
  4. Merlove (2008)
  5. Somm (2013)

 

24 Filmes Sobre Vinhos

 

Como prometido, segue a lista dos 24 filmes sobre vinhos para inspirar você a cozinhar e se divertir mais. Os filmes abaixo estão em ordem alfabética, e todos, de uma forma, ou de outra, tem os vinhos como um dos pontos centrais, ou até mesmo, paralelos à história principal do filme.

A intenção aqui foi fazer uma relação com os filmes que, de alguma forma, me inspiraram, ou me motivam a cozinhar e/ou me ensinam um pouco mais sobre vinhos. Essa também não é uma lista definitiva, pois pretendo mantê-la atualizada e completa, à medida que forem surgindo mais filmes e documentários de gastronomia.

Por isso, inspire-se na relação de filmes abaixo, e caso tenha algum que não está na lista não se esqueça de deixar a sugestão nos comentários! :)

 

 

1) Blood Into Wine (2010)

A história retrata a indústria do vinho produzidos no Arizona do Norte. A marca em destaque na produção é a Caduceus Cellars.

 

 

 

2) Caminhando nas nuvens – A Walk in the Clouds(1995)

Ao voltar da 2ª Guerra Mundial, o jovem G.I. (Reeves) descobre que nada mais tem em comum com a esposa que tinha antes de partir para a batalha. Desiludido, ele parte rumo ao norte para trabalhar como vendedor ambulante. Em sua jornada, ele encontra a filha (Aitana Sanchez-Gijon) de um rico proprietário de vinhedos (Giannini). A caminho de sua casa, ela está apavorada, pois terá de enfrentar seu pai dominador e contar-lhe que está grávida e ainda solteira. O jovem rapaz galantemente dispõe-se a ajudá-la passando-se por seu marido por uma noite, ignorando que essa atitude mudará a vida de ambos para sempre. 

3) Comer, rezar, amar (2010)

Livro que virou filme e em um primeiro momento se baseia em Roma, Itália. A protagonista redescobre a vida entre uma taça de vinho e outra, uma macarronada, uma pizza, um café bem tirado. Comida é cultura, é amor, paixão.

 

4) Conto de Outubro (1998)

A viúva Magali (Béatrice Romand), de 45 anos, é uma produtora de vinho no sul da França. Isabelle (Marie Rivière), sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald (Alain Lisbolt), um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Étienne (Didier Sandre), um outro homem.

 

5) Corked (2009)

Os filmes envolvendo o vinho estão se proliferando. Depois de Sideways, Bottle Shock e Merlove, Corked! tem como seu foco o mundo do vinho. No entanto, o filme é, ao mesmo tempo, uma crítica e uma sátira a esse mundo.

 

6) Entre umas e outras (2004)

Além da boa comida, um bom vinho pode fazer toda diferença, não é? Miles Raymond (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) partem para um roteiro diferente para a despedida de solteiro, pelas vinícolas de Santa Inez, na Califórnia. Durante a viagem, os dois conhecem mulheres incríveis que podem mudar suas vidas, além de degustarem deliciosos vinhos por toda parte. Ótimo para assistir acompanhada de sua taça!

 

7) Entre vinho e amores (2007)

Um drama romântico sobre a vida, o amor e a alegria decozinhar. Situado entre três histórias entrelaçadas, o filme explora as diferentes facetas de novos relacionamentos, a gravidez e a infidelidade, em última análise, a cozinha abaca por se tornar o centro das suas vidas. Três mulheres, três amigas e vizinhas, preparam o jantar: Lily, solteira, aguarda Michael, um homem mais velho por quem está se apaixonando; Shelly, grávida espera pelo marido, e Jude, prepara o jantar para seu amante, um diretor de cinema que trabalha até tarde.

 

8) From Ground to Glass (2006)

Selecionado oficial no Santa Barbara International Film Festival de 2006, “From Ground to Glass” segue o diretor e ex-snowboarder Robert Dafoe na criação do seu próprio vinho pela primeira vez. Fabricado artesanalmente em torno do Santa Ynez Valley, o charme sincero do documentário intercala a jornada de Dafoe na vinificação, com comentários perspicazes de enólogos veteranos, incluindo Jim Clenenden (Au Bon Climat) e Warren Winiarski (Stag’s Leap Wine Cellars).

 

9) Horizontes sem limites – Uncorked (1998)

Um jovem determinado, planeja vender a valiosa coleção de vinhos de sua família, com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios, que podem torná-lo rico. Entretanto, em seu caminho, ele encontra Tio Cullen(Nigel Hawthorne), que tem planos muito mais bizarros para o tesouro da família.

 

10) Le beaujolais nouveau est arrivé (1978)

Camadule é carregado pela equipe de café connoisseurs ele freqüenta para buscar alguns barris de um famoso Beaujolais no “seu Countess”, um aristocrata a quem ele favorece. Ele saiu da estrada acompanhado Kamel e Capitão.

 

11) Merlove (2008)

Merlove é um documentário que celebra o vinho feito da uva Merlot, em resposta ao filme Sideways. A mensagem de Merlove é que nenhuma das variedades de uva deva ser apontada como superior ou inferior as outras. Aprecie como se entrelaçam as filmagens em estilo documentário com uma animação de uma garrafa de vinho Merlot chamada “Merlove”, que deve encontrar uma maneira de encher-se com amor quando atirada num mar de vinho medíocre feito de Merlot.

 

12) Mondovino (2004)

Bordeaux, Napa, Florença, Toscana, Cafayate (Argentina) e Pernambuco. Através destas regiões o diretor Jonathan Nossiter apresenta os caminhos do vinho e a globalização dos sabores. Histórias de grandes vinicultores como a família Mondavi, o maior produtor de vinho da California, e também de pequenos como a família De Montilli, que luta para manter suas terras e as características de seu vinho.

 

13) O Ano do Cometa- Year of the comet  (1992)

Quando Margaret Harwood vai à Escócia para catalogar os vinhos do seu pai, ela encontra uma raríssima garrafa de vinho, produzida no ano da passagem do cometa Halley, em 1811. Depois disso, ela terá que fugir de um grupo de mercenários que estão atrás da garrafa.

 

14) O Julgamento Final – Bottle Shock (2008)

Baseado em fatos reais, o filme retrata os primeiros tempos da indústria do vinho em Napa Valley nos anos 70, e que culminou com a vitória da vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris, o que acabou colocando a região no mapa dos melhores produtores da bebida.

 

15) O Rato que Ruge – The Mouse that Roared (1959)

Em um fictício “menor país do mundo”, localizado entre a França e a Suíça, a única fonte de renda existente é a exportação de um famoso vinho para os Estados Unidos. No entanto, uma falsificação feita na Califórnia faz com que o país pare de importar o produto. Pensando em uma resposta, o primeiro-ministro declara guerra aos EUA (esperando alguma ajuda depois da inevitável derrota), mas o problema é que eles “vencem” a guerra e vão ter de enfrentar as consequências.

 

16) O Segredo de Santa Vitória -Le Secret de Santa Vittoria (1969)

Nesse clássico de Stanley Kramer, um vilarejo que produz vinhos recebe a difícil missão de esconder as garrafas italianas dos alemães nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

17) O vale das paixões – This earth is mine (1959)

Em 1931, uma jovem muda-se da Inglaterra para a California para ajudar os tios, produtores de vinho, que continuam ricos apesar dos anos de lei seca.O objetivo é casá-la com o herdeiro de outra vinícola e assim unir os clãs. Claro que nem tudo vai sair como planejado a jovem desaponta-se com o interesse de seus familiares e encontra romance com um primo ilegítimo. 

 

18) Red Obsession (2013)

O documentário apresenta a obsessão da China pelos vinhos franceses, em especial os de Bordeaux. O país asiático vem se tornando nos últimos anos um dos principais polos de aquisição da bebida, que é considerada uma fonte de turismo, gastronomia e luxo.

 

19) Somm (2013)

A história retrata a vida de quatro homens que tentam passar no exame para conquistarem o posto de Mestre Sommelier. No filme, a busca pelo título que poucas pessoam possuem no mundo torna a trama um documentário sobre pessoas reais.

 

20) Um bom ano (2006)

Aos 11 anos, Max Skinner (Freddie Highmore) é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry (Albert Finney), dono de um vinhedo na França. Adulto, Max (Russell Crowe) torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, sem qualquer tempo para degustações mais duradouras. Certo dia Max recebe a notícia de que Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças de infância.

 

 

21) Vicky Cristina Barcelona (2008)

Apenas por ser um filme de Woody Allen já merece um lugar na lista. Nele, o vinho poderia ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, pois está presente, como acompanhante, do trio estrelado por Javier Barden, Scarlet Johanson e Penélope Cruz, em suas peripécias pela cidade espanhola.

 

22) Vintner’s Luck (2009)

O conto apaixonado de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um enólogo camponês jovem ambicioso e os três amores de sua vida – sua bela esposa Celeste (Keisha Castle-Hughes), a baronesa intelectual orgulhosa, Aurora de Valday (Vera Farmiga) e Xas (Gaspard Ulliel), um anjo que parece até uma improvável amizade duradoura, mas que beira o erotismo com ele. Sob sua orientação, Sobran é forçado a compreender a natureza do amor e crença no processo de luta com o sensual, o sagrado e o profano – em busca da safra perfeita. 

 

23) Mondovino (2004)

Livremente baseado na biografia O Imperador do Vinho: A ascensão de Robert M. Parker Jr. e do reino do gosto americano, o filme irá acompanhar a subida vertiginosa do crítico influente no mercado do vinho. Os produtores dizem que o filme contará com aspectos pouco conhecidos do início da carreira de Parker. Os rumores indicam que ele será interpretado por Javier Bardem (e é mesmo parecido com ele…) e contará com a participação de Paul Giamatti (Sideways) e do enólogo Michel Rolland.

 

 

24) Um ano na Borgonha – A Year in Burgundy (2013)

O filme acompanha todas as fases da produção do vinho, trazendo à tona a intimidade dos vinicultores e suas famílias, a rotina de trabalho, os momentos de apreensão e o amor pelo ofício. 

 

Essa foi a perspectiva de hoje! Você gostou? Qual é o seu TOP 5 Filmes Sobre Vinhos? E quais filmes da lista você ainda não viu mas gostaria de assistir? Responda aqui nos comentários abaixo.

Obrigado por participar, e nunca desista de cozinhar, lembre-se sempre que o mundo precisa deste dom especial que somente você tem.

Um grande abraço e até a próxima. :)

PS: Não esqueci do Twitte do dia! É uma frase dos meus filmes preferidos, que aliás, sempre me fez refletir muito, e a cada vez que o assisto, vejo uma perspectiva diferente.

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...
X