Como Aprender a Cozinhar?

 

A maior dúvida que encontro com a gastronomia é: Como faço para aprender a cozinhar?

Bom, normalmente, as pessoas não gostam da minha resposta, pois ela é bastante simples: Para aprender a cozinhar, você só precisa cozinhar! Cozinhar é uma habilidade, não simplesmente um talento.
Talento é um dom natural, de uma pessoa a realizar determinada atividade, no nosso caso, cozinhar. O talento facilita o sucesso na gastronomia, e não questiono que há pessoas extremamente talentosas, mas o problema de considerar a gastronomia como talento, algo natural, quer dizer, nasce com ela. Ou você tem o dom de cozinhar, ou não.
Acontece que cozinhar é um talento natural do ser humano! É o que nos separa de outras espécies, e se você é um ser humano,  logo, tem o talento para cozinhar.
Sei que você está se revirando por dentro e me chamando de doido! Mas me escute até o final antes de tirar sua própria conclusão. 

Mesmo que você não tenha cozinhado nada na sua vida, até  agora, vou provar para você que você tem o talento para cozinhar.
Mas você deve estar se perguntando: Está bem Diego, se eu tenho talento para cozinhar, o que falta então para eu aprender a cozinhar?
A resposta para esta pergunta é a segunda coisa que você tem que entender para aprender a cozinhar. O que é, então?
Lembra do que disse? Que cozinhar é uma habilidade! Então o que falta para você cozinhar é a habilidade de cozinhar.
E habilidade é o grau de competência frente a um determinado objetivo, é ser “mais do que capaz, mais do que instruído”, é ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito, independentemente das circunstâncias.
Eu gosto de conceituar a habilidade como sendo uma técnica aplicada por um método eficiente, repetidamente, quantas vezes forem necessárias, até que não seja preciso consultar uma referência.

 

Ou seja, a habilidade é uma técnica que você sabe de trás para frente, que você não precisa ficar pesquisando, consultando, estudando para aplicá-la.
Em outras palavras, a habilidade é uma técnica que você aplica instintivamente.
Parece que eu compliquei, não é? Mas é bastante simples.
Cozinhar é uma competência, ou seja, você desenvolve. Ninguém nasce cozinhando, então, cozinhar nada mais é que uma série de técnicas aplicadas por um método.
E como eu te expliquei, a habilidade é uma AÇÃO, na prática, com sucesso. E em nosso exemplo, a habilidade de cozinhar é a aplicação das técnicas de cozinha com sucesso.

 

Tudo bem, você agora entendeu o que você precisava saber para aprender a cozinhar. Mas o que você deveria perguntar é:

Como faço para desenvolver a habilidade de cozinhar?

Como disse antes, para aprender a cozinhar você só precisa cozinhar.
Sei que você já deve estar confusa comigo, mas o conceito é bastante simples.
Para você desenvolver qualquer competência, ou habilidade, você precisa praticar. Para aprender a cozinhar, logo, você precisa cozinhar.
Mas simplesmente cozinhar vai garantir que você desenvolva esta habilidade? Sim, e não.
Sim, ao cozinhar você aprende a cozinhar. Assim como ao falar inglês você aprende a falar inglês, ao desenhar você aprende a desenhar, ao tocar violão você aprende a tocar violão.
Mas, se você não seguir o método correto de ensino, você pode passar anos tocando violão e não conseguir tocar uma música, ou, dependendo do seu talento natural você até conseguiria tocar boas músicas, mas talvez não seja capaz de compor sua própria música.
Assim como para aprender qualquer coisa, o que queremos é que a habilidade esteja desenvolvida a tal ponto que não precisemos mais consultar um livro de músicas, dicionário, ou livro de receitas.
É aí que sabemos que desenvolvemos uma habilidade, quando não precisamos mais seguir instruções do que fazer, pois a gente já sabe. ou seja, quando você não precisa mais da receita.
Então, a grande questão é que nunca achamos que vai ser simples assim, mas na verdade é. Só que o que falta para você é o conhecimento de como se constrói uma habilidade com sucesso.
E a resposta para isso é o MÉTODO.

 

Método significa, literalmente, “caminho para chegar a um fim”,  ou seja, uma série de passos que se têm de tomar, uma espécie de manual para ajudar a aprender. Então, um passo a passo.
E há vários métodos, e depois de fazer quase todos que estão disponíveis no mercado, hoje sei cozinhar. Mas a minha maior transformação aconteceu quando eu aprendi como aprender a cozinhar.
Veja, ninguém nasce sabendo cozinhar! COZINHAR não é um DOM! O que há é a aptidão para cozinhar, que quer você queira, ou não, todo mundo tem! Bom, na verdade, é isso que eu vou provar para você neste blog!

 

Para mim, cozinhar é um conjunto de técnicas, aliadas a um método, que juntamente com sua criatividade. Cozinhar pode ser arte, pode ser uma forma de amar alguém, e normalmente é isso e muito mais.
O que digo é que o ato de cozinhar em si (não o porquê cozinhar) é uma competência. E você a desenvolve e a evolui.
E, como vimos, a melhor maneira de se aprender estas técnicas é por meio de um método.
Por isso o Twitte de hoje é de um grande ídolo meu:

 

Meu primeiro contato com a gastronomia profissional foi pelo método tradicional de ensino, e vou explicá-lo nas próximas postagens, mas agora quero que você reflita um pouco: Qual foi o seu primeiro contato com a gastronomia?
Como sempre, se você gostou desta postagem curta aí! Isso me motiva muito a continuar com esta série. E se você conhece alguém que quer muito aprender a cozinhar mas não se acha capaz, compartilhe com ela este post, garanto que ela vai ficar muito feliz com o que vai vir por aqui.

 

Agora, responda para mim, qual foi o seu primeiro contato com a gastronomia? E o que você achou ou sentiu?

Obrigado por participar, e nunca desista de cozinhar, lembre-se sempre que o mundo precisa deste dom especial que somente você tem.

Um grande abraço e até a próxima. :)

PS: Somente lembrando, caso tenha alguma dúvida de cozinha, pode colocar aí nos comentários que farei o melhor para respondê-la. #aprenderacozinhar, #aprendergastronomia, #duvidasdegastronomia, #gastronomia, #academiagastronomica, #gastronomiaonline

PSS: Mais sobre Nietzche aqui.

 

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...
X