Doce de Leite

Dica de Culinária: Testando uma Receita!

Dica de Culinária: Testando uma Receita!

cooking-food-homemade-3329

Este é o quadro de Dicas de Culinária da Academia Gastronômica, onde você encontrará dicas para aprimorar suas habilidades, ficar mais inventivo, criativo e engenhoso na cozinha! 

Faça testes nas suas receitas. A maioria das receitas permite substituir ingredientes, ou indica alguma substituição possível. Não tenha medo de experimentar combinações e ingredientes diferentes que pedem a receita, afinal, bons cozinheiros sempre dão o seu toque especial aos seus preparos. Mas lembre-se sempre de fazer anotações na receita que você preparou para lembrar o que você gostou ou não, e se você mudaria alguma coisa na próxima vez.

A dica de hoje é muito importante e é composta por apenas 3 passos: 1) Faça testes na cozinha! 2) Anote as alterações. 3) Avalie os resultados.

Caderno de Anotações de Receitas

photo credit: djwtwo via photopin cc

Esta é a melhor dica de culinária que posso dar para quem está aprendendo a cozinhar. Na verdade é um exercício necessário para qualquer bom profissional.

O melhor de cozinhar, para mim, é poder dar asas à minha imaginação… Testar ingredientes, sabores, sensações faz parte do sentimento de estar vivo, experimentar coisas diferentes e descobrir o que funciona ou não para mim.

Grandes chefs de cozinha, como Ferran Adrià, Heston Bluementhal, Jordí Cruz, Alex Atala e tantos outros, devem seu sucesso ao simples exercício de testar na cozinha.

Afinal, a partir desses testes é que foram capazes de alcançar grandes resultados, desenvolverem novos sabores e sensações, e criar receitas inesperadas.

Um ótimo documentário que ilustra a importância dos testes na cozinha é o El Buli: Cooking in Progress, onde retrata o processo criativo de Ferran Adrià para desenvolver um dos cardápios do El Bulli.

Documentário narrativo que mostra o processo criativo de Ferran Adrià e equipe do El Bulli ao criar um menu. O interessante processo minucioso de testes na cozinha é muito bem retratado, mostrando exatamente a complexidade de seus pratos, e o nível de exigência deste grande Chef de Cozinha.

A maioria das receitas permite substituir ingredientes, ou indica alguma substituição possível.

Não tenha medo de experimentar combinações e ingredientes diferentes que pedem a receita, afinal, bons cozinheiros sempre dão o seu toque especial aos seus preparos.

Aliás, esta é uma das melhores formas de aprender a cozinhar. Fazer testes na cozinhas pode ser muito produtivo para seu aprendizado.

Quando se está aprendendo a cozinhar é muito importante entender como se comportam os alimentos.

Além de ser divertido testar ingredientes, é um processo extremamente importante para o aprendizado.

Anote seus testes! Lembre-se sempre de fazer anotações na receita que você preparou para lembrar o que você gostou ou não, e se você mudaria alguma coisa na próxima vez.

É muito importante ter em mente que grandes descobertas gastronômicas se deram por acaso! Um ótimo exemplo que temos é do Doce de Leite que, segundo folclore popular, foi criado em 1829 por uma cozinheira do governador Juan Manuel de Rosas, que se esqueceu do leite com açúcar que fervia.

Assim foram descobertos diversos outros preparos e receitas, bem como produtos que depois se tornaram populares e famosos como o sucrilhos, molho inglês e até mesmo o picolé! Veja aqui outras receitas famosas que foram descobertas por acaso.

Agora imagine se uma de seus testes for um sucesso! Só que você não sabe, ou não se lembra o que fez de diferente!

Doce de Leite

photo credit: Angélica de Castro via photopin cc

Na Argentina existe um relato popular e lendario que data a sua invenção em 1829. Uma cozinheira do governador Juan Manuel de Rosas fervía o leite com açúcar (preparação conhecida nessa época como ‘lechada’) para acompanhar o chá da tarde. Pouco tempo mais tarde chegou Rosas, e pediu à criada o chá com leite. Esta lembrou nesse momento que tinha abandonado o leite com açúcar ao fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao regressar, a criada encontrou uma substância espessa e amarronzada. Fonte: Wikipedia.

É, pode ser que você crie na sua cozinha uma receita de um milhão de dólares! Mas antes de sair por aí patenteando ingredientes, técnicas ou preparos, teste antes os resultados.

Esse é um processo simples de repetição e erro. Veja se o que você fez de diferente realmente resultou no que você queria, e avalie também como isso mudou o sabor, textura e sensações do seu preparo.

Não se esqueça também de pedir a opinião de seus amigos, afinal, nada melhor que dividir alguma coisa deliciosa com quem a gente mais gosta, não é!

Então, recapitulando a dica de hoje faça o seguinte:

  • 1) Faça testes com a sua receita!
  • 2) Anote o que você mudou.
  • 3) Avalie os resultados.

Lembre-se, você pode fazer anotações, na própria receita, ou tenha a mão um caderno de anotações para suas receitas.

Por isso, o Twitte de hoje é uma frase atribuída a um grande físico-matemático e engenheiro, também conhecido como Barão Kelvin, por ter desenvolvido a escala Kelvin de temperatura e ter desenvolvido o conceito da temperatura do zero absoluto:

 

 

Veja neste exemplo abaixo como Alex Atala testou e desenvolveu sua própria receita de aligôt, um clássico francês purê de batatas com queijo. E neste vídeo Alex mostra o resultado de seu teste.


 

Relembrando, não se esqueça de anotar suas alterações. Assim você pode acompanhar a evolução do seu prato, e reproduzir uma receita bem sucedida.

No restaurante temos as fixas técnicas, onde deixamos sempre um campo de observações para anotar substituições, alterações e testes.

Eu também uso o Evernote, é um ótimo aplicativo para anotações, guardar receitas, textos, páginas, tudo (Hehehe, eu amo o Evernote!)… O mais legal dele é que ele está disponível para todos os celulares e computadores. E é gratuito! (Obs: Não é o Evernote Food, é o Evernote mesmo.)

Essa foi a #dicadecozinha de hoje! Você gostou? Diga aqui nos comentários o que você achou da dica de culinária de hoje? Você fez algum teste na cozinha que deu certo? Ou Errado? Conte para nós a sua história, vou ficar muito feliz em ajudar você avaliar o que deu certo e ajudar a consertar o que aconteceu de errado! Ou rirmos juntos! :)

Um grande abraço!

 

PS: Se o teste sair errado com seus amigos, não tem problema! #amigoépraissomesmo :D

PSS: Vide Willian Thompson.

Crédito das Imagens: photo credit: Angélica de Castro via photopin cc; photo credit: borja iza | argazkiak via photopin cc; photo credit: djwtwo via photopin cc

 

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...
X