Ghee

Ghee

O que é Ghee?

 

Ghee é a manteiga clarificada por um processo ligeiramente diferente, no qual as partículas líquidas da manteiga, o soro, são evaporadas pelo derretimento da manteiga a temperaturas um pouco mais elevadas, entre 45°C e 60°C, e uma vez que o soro tenha evaporado, resfria-se para a separação do restante dos componentes decantados, por meio de filtragem.

Este processo agrega sabores e também produz antioxidantes que ajudam a proteger a manteiga da formação do ranço, podendo durar por mais tempo em temperatura ambiente, cerca de seis a oito meses.

O ghee é um produto típico da alimentação indiana, indispensável fonte de lipídeos, e muito utilizado na alimentação Aiurvédica como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais, nela é considerado Rasayana, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida.

Ele é considerado benéfico para o fígado, inflamações gastrointestinais, úlceras, fortalece o sistema imunológico, pulmões, e ajuda a melhorar a memória.

O Ghee é também utilizado em massagens, nutrindo os tecidos profundos, ótimo para peles secas e prevenir rugas, para refrescar e nutrir os olhos, considerado um purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também energéticos, utilizado como tônico e lubrificante aumenta a flexibilidade.

 

Ghee
Receita de manteiga Indiana, utilizada na alimentação Ayurveda, alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida.
Imprimir
Tempo de Pré-Preparo
15 min
Tempo de Preparo
30 min
Tempo de Pré-Preparo
15 min
Tempo de Preparo
30 min
Ingredientes
  1. Manteiga sem sal* 500 gramas
Pré-preparo
  1. Separar os utensílios;
  2. Pesar a manteiga;
  3. Cortar a manteiga em cubos para acelerar o processo.
Preparo
  1. Colocar a manteiga em cubos na panela sob fogo baixo;
  2. Esperar a manteiga derreter lentamente (5’);
  3. Observe para ver se está fervendo, o ideal é que esteja cozinhando bem lentamente;
  4. Retirar cuidadosamente a espuma que se formou na superfície, esperar formar novamente;
  5. Retirar toda a espuma (10’);
  6. Aguardar a água evaporar (10’);
  7. Peneirar a manteiga para o bowl com a peneira e touca (ou filtro de café);
  8. Passar o Ghee para o pote;
  9. Armazenar sob refrigeração (até 3 meses na geladeira).
Instrumentos
  1. Uma panela media de fundo grosso;
  2. Uma colher para retirar a espuma;
  3. Uma peneira fina;
  4. Uma touca descartável, ou filtro de café descartável;
  5. Um bowl para coar a manteiga;
  6. Um pote para guardar o Ghee.
  7. * Tente fazer o ghee com a melhor manteiga sem sal que você conseguir, preferencialmente orgânica. Não use manteiga com sal pois ele vai ficar muito salgado.
  8. Dica: Não lave a panela imediatamente! Aproveite os sólidos que ficaram coados, retorne para a panela com um pouco de farinha de mandioca, milho ou outra de sua preferência e faça uma deliciosa farofa com a manteiga!
Academia Gastronômica http://academiagastronomica.com.br/

 

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...
X